Natal tem pior venda em três anos, diz Serasa
Primeiros indicadores sobre o desempenho das vendas neste Natal sinalizam um fim de ano decepcionante. Depois da Black Friday fraca — a segunda pior da história do setor -, a Serasa Experian informou nesta quarta-feira (26) que as vendas do varejo físico recuaram 1,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. É a pior natal em três anos
O “Indicador de Atividade do Comércio” analisou as vendas entre 18 e 24 de dezembro. O percentual só não foi pior do que o registrado em 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19, quando as vendas no período apresentaram uma queda de 10,3%.
Com isso, a principal data do comércio no ano volta ao terreno dos resultados negativos, após dois anos com crescimento.
A pesquisa também revela que a queda foi ainda pior no final de semana do Natal, 22 a 24 de dezembro, quando as vendas caíram 10,7%. O economista-chefe da Serasa Experian, Luiz Rabi, analisou que o fato da véspera natalina ter sido em um domingo pode ter influenciado a baixa no final de semana.
Os dados correspondem ao período de 18 a 24 de dezembro, que concentra boa parte da demanda de produtos natalinos. A metodologia segue como base uma amostra das consultas realizadas pelos lojistas no banco de dados da Serasa Experian, no momento da venda ao consumidor.