“Choquei – Lacrando Vidas” viraliza na web por escândalo com agência, influenciadores e fake news
Um vídeo viral, chamado “Choquei – Lacrando vidas”, está causando grande repercussão nas redes sociais. O conteúdo produzido por Daniel Penin, em menos de 24h após a sua publicação no Youtube, já tinha alcançado mais de 1 milhão de views, abordando uma suposta rede responsável por disseminar notícias falsas em larga escala, resultando em cancelamentos e até tragédias, como o caso da jovem Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, de Minas Gerais, que tirou a própria vida devido a mentiras envolvendo seu nome, após a fake news de um suposto envolvimento amoroso com o humorista Whindersson Nunes.
O desfecho trágico foi comentado pelo humorista em suas redes sociais, servindo como ponto de partida para o documentário “Choquei – Lacrando Vidas”, que explora as páginas de fofocas responsáveis por compartilhar informações falsas em grande escala. Nas últimas horas, o vídeo se tornou um dos temas mais discutidos no X/Twitter e entrou para os trending topics do Google.
O material de Penin expõe um suposto esquema lucrativo baseado em inverdades. Este “gabinete” seria composto por mais de 30 páginas de fofocas, incluindo a Choquei, e pela agência Mynd8, que trabalha com os maiores influenciadores do Brasil. O vídeo fornece informações sobre a empresa e especula sobre o que poderia estar por trás dela: vultuosas verbas publicitárias, cada vez mais direcionadas a canais digitais, além de uma rede de perfis capazes de ditar as tendências na internet brasileira.
Penin destaca a responsabilidade da agência, comandada por Fátima Pissarra, e analisa o trabalho da empresa, que tem como uma das sócias a cantora Preta Gil, inclusive mencionando verbas do governo federal. O “gabinete” seria capaz de cancelar e descancelar pessoas, impulsionar ou destruir reputações, sempre visando o lucro e interesses políticos.
Revelações perturbadoras emergem do documentário, detalhando como a Mynd8 manipula informações e cria conteúdo falso para obter engajamento online. O vídeo joga luz sobre a disseminação de conteúdo enganoso, levantando questionamentos sobre ética e responsabilidade na era digital. Com a ampla repercussão do documentário,a Mynd8 retirou seu site do ar, enquanto Pissarra limitou os comentários nas redes sociais na tentativa de evitar críticas.