Deputados denunciam Mynd e protocolam abertura de CPI contra agencia de perfis pró-Lula

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) protocolou nesta quarta-feira (3) um requerimento para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação da Mynd, agência responsável por 34 perfis de entretenimento e ativismo político.

Entre os perfis agenciados pela chamada “Banca Digital”, da Mynd, estão o Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos, apontados por influenciadores digitais, como Daniel Penin, como os responsáveis por distribuir, junto com o perfil Choquei, conteúdo falso que teria levado Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, a cometer suicídio.

A jovem se matou após a grande repercussão de um post afirmando falsamente que ela manteria um caso amoroso com o humorista Whindersson Nunes. As publicações falsas foram repostadas por outros grandes perfis, como a Choquei. O alcance fez com que a jovem recebesse uma onda de ataques nas redes sociais.

“Estou protocolando, agora, um requerimento de abertura de uma CPI para investigar a Mynd, seus sócios, perfis e influenciadores sob sua gestão. Vamos expor de uma vez por todas o verdadeiro gabinete do ódio – CPI da verdadeira Milícia Digital”, anunciou Gayer na rede social X.

Já o deputado Daniel Freitas (PL-SC) afirmou que acionará o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar a empresa, seus sócios e influenciadores. “Também estou protocolando para a quebra dos sigilos bancário e telefônico dos empresários donos da agência”, disse Freitas.

O líder da oposição na Câmara, deputado Carlos Jordy (PL-RJ), criticou a forma como a agência e o governo Lula têm lidado com a repercussão do caso. “O silêncio da Mynd, de Fátima Pissarra e, sobretudo, de Lula e Janja, diante das provas sobre o financiamento feito pelo Governo para municiar sites/blogs de fofoca e artistas de esquerda para promoverem notícias falsas contra adversários é a confissão de culpa incontestável”, declarou.

Deixe uma resposta