Em entrevista, Gilmar Mendes disse que não houve tentativa de golpe no dia 8 de janeiro
Em uma entrevista concedida a uma emissora de televisão de Portugal, o ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que não houve uma tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023. Essa afirmação pública coloca-o em discordância com seu colega Alexandre de Moraes, que sustenta a tese de que houve uma tentativa de tomada de poder, inclusive resultando na condenação de indivíduos por esse ato, alguns dos quais receberam penas de até 17 anos, mesmo sem histórico criminal.
Mendes declarou: “Não houve de forma muito clara, não se pode dizer, que houve uma tentativa de golpe. Não houve quem quisesse assumir o poder. Ocuparam o Supremo Tribunal Federal, ocuparam o Palácio do Planalto e parte do Legislativo, mas de qualquer forma causaram um imenso tumulto, estamos discutindo, inclusive no exterior, aqui em Portugal e em outros lugares.”
Está foi a primeira vez que um ministro da mais alta corte do país se posicionou dessa maneira em relação aos distúrbios ocorridos naquele período. A entrevista foi realizada em 18 de janeiro do mesmo ano, dez dias após os eventos. É importante ressaltar que no mesmo dia dos incidentes, Moraes e o governo de Lula classificaram as invasões como um golpe. No entanto, ao longo dos processos, Gilmar validou a tese de golpe ao votar pela condenação dos acusados.
O vídeo viralizou nas redes sociais: